O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) agendou para 22 a 26 de Agosto próximo os exames extraordinários da 12.ª classe do Ensino Secundário Geral, à escala nacional, por ser a última do ingresso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.
Para o efeito, deverão candidatarem-se os cidadãos que tenham idade igual ou superior a 17 anos, que comprovam ter concluído a 10.ª classe do Sistema Nacional de Educação ou equivalente.
Feliciano Mahalambe, director do Instituto Nacional de Exames Certificação e Equivalência (INECE), explicou que os alunos devem ter sido matriculados na 12.ª classe, em escolas públicas ou particulares com paralelismo pedagógico, desde que tenham anulado a matrícula até 13 de Maio de 2022.
Segundo Mahalambe, citado pelo jornal Notícias, podem ainda se inscrever para estas provas, os cidadãos que tenham frequentado a 12.ª classe até ao fim de ano, tendo sido excluídos dos exames ou reprovados a uma ou mais disciplinas.
Podem, igualmente, candidatarem-se os cidadãos que tenham realizado exames extraordinários nos anos anteriores com aprovação em pelo menos uma disciplina. A fonte referiu ainda que são elegíveis a estes exames àqueles que tenham concluído a 11.ª classe.