Millennium bim e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos apoiam PMEs moçambicanas

Millennium bim e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos apoiam PMEs moçambicanas

O Millennium bim, uma instituição de crédito líder em Moçambique, e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), braço comercial do Estado na indústria de petróleo e gás, têm o prazer de anunciar a assinatura, a 1 de Agosto de 2023, em Maputo, de um Memorando de Entendimento (MdE) estratégico, marcando um importante compromisso com o desenvolvimento económico do país e a promoção do conteúdo local na indústria de petróleo e gás, permitindo igualmente alavancar as capacidades organizativas, técnicas e financeiras das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) moçambicanas.

O MdE foi assinado pelo Presidente da Comissão Executiva (PCE) do Millennium bim, João Martins, e pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da ENH, Estêvão Pale.

Esta parceria tem como objectivo fortalecer a colaboração entre o Millennium bim e a ENH, com foco na implementação bem-sucedida do Programa LinKar, uma iniciativa pioneira da ENH, com a visão central de transformar economicamente o país, ao estimular e facilitar conexões produtivas entre as PMEs e empresas de petróleo e gás em evolução, multiplicando assim os benefícios nacionais e os investimentos no sector.

 

Principais disposições do Memorando de Entendimento:

 

  1. Desenvolvimento do conteúdo local: O MdE visa promover o conteúdo local na indústria de petróleo e gás, permitindo que as PMEs moçambicanas participem activamente no sector. Implementado pela ENH, o Programa LinKar, com a duração de oito anos, visa trabalhar de forma colaborativa e construtiva, em prol da consolidação e participação do empresariado nacional na indústria de gás, bem como noutras indústrias com grandes projectos em curso no país.
  2. Acesso a produtos e serviços financeiros: O Millennium bim concederá condições especiais de acesso aos produtos e serviços financeiros oferecidos às PMEs previamente identificadas pela ENH, no âmbito do Programa Linkar. Isso inclui assistência financeira para actividades relacionadas à cadeia de abastecimento, apoio na obtenção de certificações essenciais para a competitividade na cadeia de valor, além de acesso à formação, capacitação e actividades lideradas pelo Banco para clientes preferenciais.

 

  1. Empoderamento de jovens e mulheres: O Programa LinKar está comprometido em promover o empoderamento das mulheres, estabelecendo uma meta específica de 30% dos ganhos/benefícios para as Mulheres nos Negócios (WEBs) envolvidas no programa. Essa iniciativa visa fomentar a participação activa das mulheres moçambicanas no sector de petróleo e gás, contribuindo para um crescimento econômico mais inclusivo e sustentável.

Por ocasião da assinatura do memorando, o PCE do Millennium bim, João Martins, referiu que “Estamos entusiasmados em firmar esta parceria estratégica com a ENH, por meio deste Memorando de Entendimento. Esta colaboração é um marco significativo para o Millennium bim, pois permite-nos contribuir activamente para o desenvolvimento económico de Moçambique e apoiar a iniciativa inovadora do Programa LinKar. Estamos comprometidos em fornecer condições especiais de acesso aos nossos produtos e serviços financeiros para as Pequenas e Médias Empresas identificadas pela ENH, visando fomentar o crescimento do conteúdo local na indústria de petróleo e gás. Juntos, esperamos impulsionar o progresso sustentável e criar oportunidades para o tecido empresarial moçambicano”.

Por sua vez, o PCA da ENH, Estevão Pale, assinalou que “este Memorando de Entendimento assume um papel fundamental pois, através do mesmo, as PMEs moçambicanas terão acesso aos serviços financeiros do Millennium BIM em condições preferenciais.”

“Vamos juntos, a ENH e o Millennium BIM, trabalhar na criação de oportunidades e condições favoráveis para que as PMEs possam oferecer serviços de qualidade e desenvolver a indústria petrolífera nacional; e de igual forma, para que as PMEs possam prosperar e contribuir activamente para o crescimento sustentável do nosso país. Ao Millennium BIM, por compartilhar desta visão e pela sua pré-disposição em apoiar as PMEs moçambicanas, o nosso muito obrigado. Temos a certeza de que esta parceria será frutífera e trará benefícios significativos para todas as partes envolvidas.”.

O MdE entre o Banco e a ENH entra em vigor a 1 de Agosto, data da sua assinatura, e manter-se-á em vigor pelo período de um ano.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.