Microsoft paga 60,1 mil milhões de dólares por Activision Blizzard

A Microsoft anunciou esta terça-feira a compra da empresa de videojogos, Activision Blizzard por 60,1 mil milhões de dólares. Trata-se da maior aquisição da história para o sector de games.

Através de comunicado a gigante da tecnologia informou que a aquisição irá “acelerar o crescimento da parte de jogos da Microsoft, incluindo jogos mobiles, para PC, console e nuvem.”

A empresa acrescentou que, quando concluída, a transação fará da Microsoft “a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e da Sony”.

A Activision Blizzard é uma das maiores desenvolvedoras de jogos interativos do mundo, criadora de sucessos como “Call of Duty”, “Candy Crush” e “Warcraft”. A empresa tem estúdios em todo o mundo e cerca de 10.000 funcionários.

O novo passo da Microsoft para o sector de games faz parte, ainda, da estratégia da empresa para o desenvolvimento do metaverso, uma nova forma de interação por realidade virtual, vista por muitos como a próxima fronteira da internet.

“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso”, afirmou Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Segundo a empresa, Bobby Kotick continuará atuando como CEO da Activision Blizzard e se reportará ao chefe do Xbox da Microsoft, Phil Spencer.

A transação acontece em um momento que a companhia de jogos enfrenta diversos problemas internos envolvendo denúncias de sexismo e abusos, revelados pela primeira vez em julho de 2021. A empresa chegou a ser alvo de uma ação movida pelo Departamento de Emprego e Habitação Estado da Califórnia, acusada de assédio sexual, de manter um ambiente hostil contra mulheres e de agressões.

Partilhar este artigo