Medidas de alívio da crise económica apresentadas próximo mês

Medidas de alívio da crise económica apresentadas próximo mês

As medidas para mitigar o impacto da crise economia mundial em Moçambique serão apresentadas pelo Governo na primeira quinzena de Agosto, anunciou, esta quarta-feira, o Presidente da República.

“O meu Governo está a produzir medidas para a mitigação do impacto socio-económico da realidade vivida e serão objecto de divulgação durante a primeira quinzena do próximo mês”, disse Filipe Nyusi, durante a inauguração de um complexo de silos, avaliado 1.250 mil dólares, no distrito de Milange, na província da Zambézia.

O PR referiu que a crise demonstrou a importância de se investir na massificação da produção nacional para resolver os problemas internos na cadeia de abastecimento alimentar, bem como na capacidade de armazenamento dos produtos agrícolas.

“A nossa agricultura e toda a sua cadeia de valor constituem uma grande parte da resposta aos actuais desafios globais e nacionais”, frisou.

O chefe de Estado apontou a pandemia da covid-19, o conflito russo-ucraniano como sendo as causas sobre o elevado custo dos produtos alimentares e combustíveis.

“A actual realidade desafiante no mundo tem repercussões no aumento do custo de vida na maioria dos países, incluindo Moçambique. Esta situação foi agravada pela pandemia da covid-19 e causou a ruptura da logística global, afectando a produção, os mercados, a certificação, a distribuição e o elevado custo das sementes, dos fertilizantes e dos agroquímicos no geral”, explicou.

Na Zambézia, Filipe Nyusi, inaugurou também duas de linhas de energia de média tensão, uma no distritos de Namacurra e outra em Mocuba.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.