O Governo vai assinar o acordo de 500 milhões de dólares com agência norte-americana Millennium Challenge Corporation (MCC), hoje, no Capitólio, em Whashington, quando forem 10 horas locais e 16 horas em Mocambique.
A cerimónia vai contar com a presença do Presidene da República, Filipe Nyusi, do Ministro da Economia e Finanças Max Tonela, e da presidente da MCC, Alice Albright.
A MCC entende que o Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique é um plano ousada inovadora na abordagem dos riscos das alterações climáticas para os investimentos do Compacto da MCC.
“Único na conceção do ‘pacto’ é o foco em infraestruturas resistentes ao clima, no financiamento climático e no desenvolvimento costeiro, que visa fortalecer as economias locais dependentes da agricultura e das pescas, mas limitadas pela conectividade e pelo acesso fiável” avança a Lusa, via RTP, citando um documento da agência.
Este compacto de financiamento contará com “três projectos inter-relacionados que cumprem todos os critérios abrangentes de investimento da MCC”, promovendo “uma forte inclusão social, de género, juventude”, além de alavancar o investimento privado.
O conselho de administração da MCC aprovou, em 28 de junho, um novo compacto de financiamento, de 500 milhões de dólares, para o Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique.
2\\]através de soluções inovadoras”, anunciou na altura a organização.
O programa vai incidir no desenvolvimento da província da Zambézia, centro do país.
“Em Moçambique, estamos a implementar o pacto mais climático da MCC, uma combinação de infraestruturas de transporte resilientes, oportunidades de economia verde, economia azul e reformas políticas e institucionais para permitir um crescimento mais eficaz e a longo prazo”, detalhou a agência.
Deixe uma resposta