Mayyan, o motor de pesquisa que exalta África

O empreendedor de origem senegalesa e maliana, Moussa Touré, lançou recentemente um motor de pesquisa voltado para projectos de desenvolvimento no continente africano designado Mayyan.

A plataforma, lançada no ano passado, financia projectos através das pesquisas dos utilizadores, e assim pretende fazer com que cada utilizador participe no desenvolvimento do continente.

“Com 20 pesquisas e cliques em anúncios, podemos fornecer a um agricultor o fertilizante de que ele precisa para cultivar mais alimentos e ganhar mais dinheiro. Com 150.000 buscas, podemos construir um poço de água para mais de 200 pessoas ou fornecer electricidade para uma escola”, disse Touré.

Até o momento, Mayyan tem aproximadamente 80.000 utilizadores, e Mousa Touré pretende apoiar cerca de 500.000 pessoas no continente nas áreas da agricultura, acesso à água potável e energia (nas zonas rurais, hospitais e residências), até 2030.

Até o momento, Mayyan tem aproximadamente 80.000 utilizadores.

Através das receitas geradas mediante um clique em um anúncio, a plataforma vai investir 30% do total em organizações sem fins lucrativos que actuam em África. Baseado no Microsoft Bing, Mayyan funciona como qualquer outro mecanismo de busca, excepto no facto de uma parte da receita destinar-se a projectos de investimento no continente.

Por outro lado, diferentemente de outros mecanismos de pesquisa, o Mayyan não fornece os dados dos utilizadores para empresas a fim de personalizar as publicidades. Todas as pesquisas são criptografadas e o mecanismo usa um software de análise de comportamento amigável à privacidade.

A ferramenta está disponível no Google Chrome, FireFox, Ópera, Safari, e em breve deve chagar ao Android.

Partilhar este artigo