Mais de 32.000 casas e empresas de vários distritos das províncias da Zambézia, Sofala, Manica e Tete, centro de Moçambique, estão sem electricidade, consequência da chuva e vento forte que se faz sentir.
A informação foi avançada esta terça-feira pela EDM através de um comunicado.
De acordo com a Electricidade de Moçambique (EDM), o mau tempo que se faz sentir em alguns pontos do centro do país provocou a queda de cinco postes de média tensão, levando à interrupção no fornecimento de energia a 32.703 clientes nos distritos de Morrumbala, Derre, Mopeia, Luabo, Inhassunge, Chinde, na província da Zambézia, Inhaminga, Chemba, Caia e posto administrativo de Chupanga, na província de Sofala, Tambara, na província de Manica, e Mutarara, em Tete.
“Equipas técnicas da EDM foram mobilizadas para o terreno, visando o restabelecimento do fornecimento normal de energia eléctrica aos locais afectados. No entanto, a ocorrência de chuvas está a condicionar a realização dos trabalhos”, reconheceu a EDM.
A empresa operava no final do ano passado uma rede de distribuição em média tensão de 22.992 quilómetros e uma rede de transporte de 6.355 quilómetros com 15.906 torres.
Segundo a EDM, citada pela Lusa, dos 416 postos administrativos do país, 318 estão ligados à Rede Eléctrica Nacional, o que representa uma taxa de cobertura de 76% ao nível do território.
Deixe uma resposta