O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, reconhece a fragilidade das infraestruturas de comunicação implantadas no país, que facilmente cedem à pressão das intempéries levando perdas avultadas.
“O sector das comunicações sofreu danos e perdas totalizando um estimativa de cerca de 49 milhões de dólares e 1.6 milhões de dólares, [devido aos ciclones Idai e Kenneth], respectivamente. Além destas perdas quantificadas, os danos nas comunicações afecta a resposta à emergência e à população em geral”, disse Magala, falando na abertura da Reunião da União Internacional das Telecomunicações em Maputo.
Por conta disto, o Ministro Magala defende a aposta em soluções tecnológicas mais robustas e resilientes, capazes de resistir a pressões meteorológicas.
“Esperamos proposta de soluções sobre tecnologias que permitam a edificação de infraestruturas resilientes em contextos adversos, principalmente nas zonas rurais que se têm mostrado mais vulneráveis aos desastres naturais”, perspectivou.
Para Mateus Magala, a qualidade de serviços de telecomunicações inclui a segurança dos seus utilizadores, pelo que desafia os países a investir em sistemas de cibersegurança para a protecção dos utilizadores.
Deixe uma resposta