O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, inaugurou na manhã desta segunda-feira, o Parque de Gestão de Tráfego de Pessene, no distrito de Moamba, Província de Maputo.
A infra-estrutura foi construída de raiz, pela Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), no quadro da implementação das medidas de melhoria da gestão de tráfego rodoviário no Corredor de Maputo.
Durante a inauguracao, o Ministro dos Transportes e Comunicações afirmou que o Parque de Gestão de Tráfego de Pessene vai contribuir para impulsionar o desenvolvimento económico no Corredor de Maputo, garantindo uma circulação segura de pessoas e de veículos como camiões.
O parque visa dar resposta aos desafios de congestionamento de tráfego na N4, no âmbito da iniciativa do Governo Provincial de Maputo para trazer maior sustentabilidade, desenvolvimento e segurança rodoviária ao Corredor de Maputo.
Mateus Magala disse ainda que, ao longo da Estrada Nacional Número 4, que liga Moçambique a África do Sul, estão previstas operações conjuntas com a polícia para reduzir o tempo de trânsito na Fronteira de Ressano Garcia, na Província de Maputo.
Com uma duração de 4 meses, foram investidos na construção da infraestrutura um total de 4 milhões 350 mil dólares norte-americanos e tem uma capacidade estática para o parqueamento temporário de 250 camiões.
Além do parqueamento, o parque oferece um espaço para refeições rápidas, casas-de-banho, serviço de indução de segurança e serviços de tramitação de documentação portuária.
Com o objectivo de melhorar a eficiência no corredor e o tempo de permanência no porto, o parque possui integração com todos os sistemas digitais do porto, fazendo com que os camiões possam ser despachados à medida que os seus processos sejam tramitados.
Numa primeira fase, o parque irá criar 32 postos de emprego permanente, atribuídos quase exclusivamente a habitantes das comunidades locais.
Deixe uma resposta