O ministro da defesa da Rússia disse, esta terça-feira, que os portos ucranianos de Berdyansk e Mariupol, tomados pelas forças russas, estão prontos para retomar o transporte de cereais, escreve o Notícia ao Minuto.
“A desminagem do porto de Mariupol foi concluída. Está a funcionar normalmente e recebeu os seus primeiros navios de carga”, disse Sergei Shoigu em comentários na televisão, segundo a fonte.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores de cereais do mundo, e os países ocidentais estão neste momento a acusar a Rússia de criar um risco de fome global ao fechar os portos ucranianos do Mar Negro.
Recorde-se que esta segunda-feira, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, acusou a Rússia de usar alimentos como “um míssil furtivo contra países em desenvolvimento” e culpou o Kremlin pela iminente crise alimentar global, levando o embaixador de Moscovo na ONU a abandonar uma reunião do conselho de segurança.
Charles Michel dirigiu-se ao embaixador russo Vassily Nebenzia diretamente numa reunião do Conselho de Segurança e disse que viu milhões de toneladas de grãos e trigo presos em contentores e navios no porto ucraniano de Odesa há algumas semanas “por causa de navios de guerra russos no Mar Negro”.
Deixe uma resposta