Marcelo Rebelo de Sousa disponível para visitar Cabo Delgado em Agosto

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou este domingo que falou com o Presidente da República, Filipe Nyusi, sobre uma ida à província de Cabo Delgado, que poderá acontecer já em Agosto.

“Falando com o Presidente Nyusi, nós preparámos a hipótese de, numa futura vinda minha, porventura em Agosto, a Quelimane, estudarmos uma ida a Cabo Delgado”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa à Lusa e aos jornalistas, num hotel de Maputo.

Questionado se irá a Cabo Delgado já em Agosto, respondeu: “Não sei, se for possível. É uma hipótese que seria interessante ir a Cabo Delgado para ver o resultado daquilo que é a formação dada. Os homens que vi hoje no Chimoio partem dentro de dias já para Cabo Delgado”.

Não obstante, o Presidente português fez um balanço “muito positivo” desta visita oficial a Moçambique, e reiterou a mensagem de que “a vitória sobre o terrorismo é sempre uma realidade muito difícil, porque não supõe apenas uma vitória militar, é preciso depois uma vitória económica, social, política, administrativa”.

Rebelo de Sousa acrescentou também que “é preciso que as populações se fixem, tenham infraestruturas económicas e sociais, e que a normalização da vida e a segurança sejam duradouras. Isso é uma realidade mais longa”.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que Cabo Delgado “vai continuar a ser uma prioridade”, para Portugal e manifestou-se convicto de que o mesmo acontecerá com a União Europeia e de que a comunidade internacional “não vai esquecer” o assunto.

Partilhar este artigo