Maputo reflecte sobre questões climáticas e ambientais através de uma exposição fotográfica

Maputo reflecte sobre questões climáticas e ambientais através de uma exposição fotográfica

Os fotógrafos moçambicanos Anésio Manhiça e Bruno Gomes conceberam uma nova exposição de fotografia dedicada às questões climáticas. Designada “Conexão Ecológica”, a exposição foi inaugurada ontem, quinta-feira (27), em Maputo, e convida a reflectir sobre a urgência climática e sobre as práticas de cada um.

Para os organizadores, a exposição é uma proposta de narrativa visual centrada na interligação entre a beleza natural e os desafios ambientais, onde os visitantes são confrontados com imagens que capturam a magnificência dos ecossistemas, em contraste com a dura realidade da poluição e da degradação ambiental.

Citado pela RFI, Anésio Manhiça, um dos expositores, refere que no centro da mostra está “uma reflexão sobre questões climáticas e ambientais” e também criam “uma narrativa que coloca o cidadão a reflectir sobre as suas práticas” e sobre a própria responsabilidade na preservação do meio ambiente.

“No total, há 18 obras, algumas em formato de instalação digital para ver as formas de poluição que ocorrem em espaços de difícil acesso e que desafiam a sua captura por uma lente fotográfica”, acrescentou a fonte, salientando que o objectivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância da adopção de práticas mais sustentáveis e despertar a sua consciência para processos ambientais e climáticos.

A “Conexão Ecológica”, inaugurada esta quinta-feira, no Nedbank Business Lounge, em Maputo, vai ficar patente durante 20 dias.

Entretanto, para estes fotógrafos, “mais do que uma exposição, Conexão Ecológica é um apelo à acção climática, um convite para que todos se juntem a nós neste exercício artístico em prol de um planeta onde a beleza da natureza floresça em toda a sua plenitude, em equilíbrio com as necessidades das gerações presentes e futuras”.

Recorde-se que em Fevereiro, Anésio Manhiça e Bruno Gomes também expuseram “Simbiose”, uma mostra em que já tratavam da urgência ambiental, do Greenwashing e da crise ecológica, apelando à necessidade de acção climática e à transparência corporativa em prol de um futuro sustentável.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.