O Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) adiou o encerramento do Mercado Grossista do Zimpeto, devido à inércia de alguns trabalhadores.
A edilidade anunciou, na semana passado, o encerramento mercado durante dois dias hoje e amanhã para dar lugar a trabalhos de limpeza e reorganização. Apesar da imundice que reina no local, a medida parece que desagradou parte dos comerciantes que incitaram o boicote aos trabalhos das autoridades do município.
“Parte de vendedores grossistas juntaram-se a vendedores retalhistas e operadores de carinhas-de-mão e acharam melhor criar aquela agitação para que não se concretizasse a acção para o melhoramento do seu local de venda” disse, Hélder Pelembe, Chefe da Repartição de Planificação do CMCM.
Segundo a fonte da edilidade, os comerciantes não estão satisfeitos com os espaços criados para os acolher enquanto decorrem os trabalhos de higienização do Mercado Grossista do Zimpeto.
“Eles disseram que não concordam com os espaços, e que preferiam estar em frente ao mercado” referiu.
Nestas circunstâncias, clarificou que o Conselho Municipal decidiu por dialogar com os comerciantes para atender às inquietações. “Vamos nos encontrar aqui [no Paços do Município] e traçar um novo plano”.
Contudo, ele adiantou que o propósito da edilidade vai avançar, em breve.
“Há mesmo uma necessidade de reestruturar o mercado e fazer uma limpeza” referiu, revelando que um dos propósitos é acomodar novos comerciantes que surgiram no mercado.
A fonte adiantou que esse plano da edilidade vai abranger outros mercados da capital, por forma a os tornar maos atractivos aos consumidores.


Deixe uma resposta