A cidade de Maputo acolhe, hoje, terça-feira, o lançamento oficial da “Semana de Moçambique no Reino Unido”. A cerimónia será orientada por Silvino Augusto José Moreno, Ministro da Indústria e Comércio e NneNne Iwuji, Alta Comissária Britânica para Moçambique.
A Semana de Moçambique no Reino Unido será um evento de 3 dias, com cada dia centrado num tema diferente, sendo Agricultura, Clima e Turismo e Energia.
De acordo com a Rádio Moçambique, o evento tem como objectivo destacar as oportunidades existentes nestes sectores em Moçambique e promover o Reino Unido como parceiro de escolha para parcerias duradouras com investidores e empresas britânicas.
No seu discurso em 2020 o Primeiro-Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, declarou que África é o futuro e estabeleceu a ambição de que o Reino Unido se torne um dos maiores investidores do G7 com impacto em África.
Este anúncio traduziu-se numa mudança e numa parceria Reino Unido – África moderna que vai “para além da ajuda”, e fornece uma narrativa convincente por detrás da qual apresenta a estratégia do Governo de Sua Majestade de aumentar o investimento privado em África para estimular o crescimento económico mutuamente benéfico e criar empregos, particularmente para os jovens e mulheres.
O evento paralelo moçambicano realizado à margem da Cimeira de Investimento Reino Unido-África, centrou-se nas oportunidades de investimento na agricultura e agronegócios e contou com a presença do então Ministro para África e do Presidente Nyusi.
Os dois países concordaram em organizar de seguida a “Semana de Moçambique no Reino Unido” no final da Primavera, para verificar o progresso das acções acordadas, e alargar as discussões a outros sectores de interesse para a uma prosperidade mútua.