Mapiko na lista de património cultural imaterial da Unesco

Mapiko foi declarado para a lista de património cultural imaterial com necessidade de salvaguarda urgente, indica um comunicado que o MZNews teve acesso.

“A indicação foi feita esta terça-feira, 5 de Dezembro, na 18ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, evento que decorre de 04 a 9 de Dezembro corrente, em Kasane, República do Botswana”, lê-se no comunicado.

Moçambique submeteu à UNESCO a candidatura do Mapiko, em Março de 2022, dança originalmente designada IN’NGOMA YA MAPIKO, com o objectivo de mitigar com urgência o risco de extinção, devido aos ataques terroristas que afectam os distritos praticantes, e o risco ambiental, com a incidência para ocorrência de ciclones.

Outra intenção, refere o documento do ministério da Cultura e Turismo,  é sensibilizar os jovens para a importância da identidade maconde no respeito pelo ser humano.

O princípio que norteou esta candidatura é a autenticidade, inclusão e peculiar relevância histórica, estética e artística para a humanidade.

Uma delegação chefiada pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, encontra-se no Botswana a participar na 18ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

No seu discurso após a inscrição do Mapiko, Eldevina Materula disse que Moçambique submeteu a candidatura por entender que a memória do povo está incorporada no património cultural. Ao proteger a dança, garante-se a valorização do legado histórico, cultural e artístico dos ancestrais, mas também os avanços, as conquistas e os valores contemporâneos vão perdurar e serão transmitidos às gerações futuras.

“Esperamos que este reconhecimento venha a reforçar a coesão social e territorial entre os diferentes povos que constituem o mosaico étnico de Cabo Delgado, se não de Moçambique e do mundo”, disse a ministra.

O Mapiko ocorre originalmente no planalto Makonde, constituído pelos distritos de Mueda, Nangade e Muidumbe, na Província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

A dança Mapiko faz parte de um ciclo de eventos associados aos ritos de iniciação Makonde – Likumbi.

É uma apoteose onde bailarinos, músicos, instrumentistas e o público se reúnem para celebrar os ritos de iniciação, o funeral (de um membro do grupo) ou entretenimento.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.