O edil de Quelimane, Manuel de Araújo diz que o porta-voz da Renamo, José Manteigas, violou os estatutos ao anunciar o actual presidente, Ossufo Momade, como candidato às presidenciais, antes do congresso deste ano.
“Se for a ler o estatuto do partido, vai notar que ou o meu amigo José Manteigas não conhece os estatutos ou violou-os de forma flagrante”, declarou Manuel de Araújo, membro sénior da Renamo, citada pelo canal privado STV.
José Manteigas anunciou há dias que Ossufo Momade é o candidato escolhido pela Renamo para as presidenciais deste ano, apesar das críticas de segmentos que excluir a sua renúncia, acusando-o de inércia.
“Ossufo Momade é o nosso candidato e o presidente que está a trazer sucessos ao partido”, declarou José Manteigas, o que gerou alguma polémica internamente, tendo em conta que o candidato do partido deve ser escolhido no congresso, que deve ser realizado neste ano, segundo os estatutos da Renamo.
Face às declarações de José Manteigas, Manuel de Araújo diz que o Conselho Jurisdicional da Renamo deve pronunciar-se, alertando que o partido não é propriedade da Comissão Política, mas sim dos seus membros.
“A Renamo é o ‘pai’ da democracia e ser ‘pai’ da democracia significa cumprir os preceitos democráticos”, frisou Manuel de Araújo, afirmando que o principal partido de oposição em Moçambique cria um departamento para avaliar as tendências de opinião pública, incluindo o capital político de cada membro na direção.
Entretanto, sabe-se no entanto que Venâncio Mondlane, candidato da Renamo para Maputo nas últimas eleições autárquicas, admitiu publicamente a possibilidade de concorrer à liderança do partido e as eleições presidenciais de Outubro próximo caso haja apoio popular.
Deixe uma resposta