Manuel Chang pode ser condenado a 30 anos de prisão

Manuel Chang pode ser condenado a 30 anos de prisão

O antigo Ministro das Finanças, Manuel Chang, está detido nos Estados Unidos da América, acusado de conspiração de fraude eletrónica e de envolvimento num esquema de branqueamento de capitais.

O calote financeiro lesou o Estado moçambicano em mais de 2.7 mil milhões de dólares americanos.

O julgamento de Manuel Chang foi marcado para iniciar na segunda-feira. E, conforme avança uma publicação da Bloomberg, o antigo dirigente de 68 anos de idade pode ser condenado a 30 anos de prisão caso seja considerado culpado pelos crimes de que é acusado.

O ex-ministro, que se declarou inocente, está sob custódia dos EUA desde que foi extraditado há um ano da África do Sul, onde foi preso em 2018 a pedido de procuradores federais. O juiz distrital norte-americano Nicholas Garaufis determinou que havia o risco de ele fugir porque os EUA não têm um tratado de extradição com Moçambique.

Os advogados do ex-ministro consideraram a acusação ” extremamente imperfeita em numerosos aspectos”, incluindo o facto de “simplesmente não existir qualquer conduta em que o Sr. Chang se tenha alegadamente envolvido e que tenha qualquer relação com os Estados Unidos”, de acordo com um processo judicial.

Em junho, os procuradores concordaram em retirar uma acusação de conspiração para cometer fraude de títulos, dizendo que queriam simplificar o seu caso. O julgamento deve durar cinco semanas, de acordo com os EUA.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.