Cerca de 600 clientes da Electricidade de Moçambique (EDM) ficaram sem fornecimento de energia eléctrica, esta quarta-feira (04), na cidade de Chimoio, província de Manica, devido à vandalização de um poste de média tensão.
“O acto de sabotagem ocorreu durante a madrugada de 5 de Junho de 2025, tendo afectado, concretamente, os bairros Agostinho Neto e Piloto. Os autores do acto ainda são desconhecidos”, refere uma nota da EDM, tendo avançado que está a mobilizar equipamentos e equipas técnicas para repor o sistema vandalizado e garantir a retoma do fornecimento de energia eléctrica com a maior brevidade possível.
A EDM alerta que a vandalização de infra-estruturas eléctricas constitui um crime e compromete o alcance da meta nacional de acesso universal à energia até 2030. A empresa apela à vigilância comunitária e ao combate ao roubo e destruição de equipamentos eléctricos.
Durante os trabalhos de reposição, a EDM aconselha os clientes a tomarem medidas de precaução, mantendo as instalações eléctricas devidamente protegidas, uma vez que poderão ocorrer reposições parciais sem aviso prévio.
(Foto DR)

Deixe uma resposta