A actividade mineira da extração de ouro da empresa Horizonte Minerais na província de Manica, está a colocar em risco a saúde pública da população de Tchimedza, dizem as vítimas.
As populações desta localidade dizem citadas pelo CDD que durante o dia a empresa que é de capital chinesa, usa bacias de retenção de água para processar o ouro. No entanto, durante a noite essas bacias são supostamente abertas, libertando água contaminada com resíduos e mercúrio nos rios locais.
As populações desta localidade acusam igualmente a mineradora Horizontes de ser a principal poluidora dos rios locais devido às suas práticas de refinação de ouro.
A título de exemplo é o rio Revué que desempenha um papel vital no abastecimento de água à barragem de Chicamba.
De com os residentes, a poluição causada pela Horizonte Minerais tem comprometido a qualidade da água do rio, colocando em risco o meio ambiente e a saúde das comunidades locais dela dependentes
Fora a isso, as populações fazem relatos de violação de contratos celebrados com a empresa.
É que de acordo com o CDD a empresa teria obtido concessões para exploração de ouro explorando as terras que eram tradicionalmente usadas pelos moradores locais para agricultura e pastagem.
As vítimas dizem que os contratos envolviam a compensação pelo uso de suas terras durante o processo de extracção do ouro. No entanto, depois de concordar com esses termos, a população local afirma ter sido surpreendida com o posterior abandono da área pela empresa.
Além disso, a empresa não fez a restauração dos solos, como foi prometido, e os seguranças chineses impedem que os moradores locais tenham acesso às suas terras. Isso resultou na interrupção de suas actividades agrícolas, agravando o risco de insegurança alimentar. (Fonte: CDD)
Deixe uma resposta