O director provincial de Agricultura e Pescas de Manica, Ernesto Lopes, garantiu que o sector que dirige já elaborou um plano de contingência para prestar assistência às famílias afectadas pelas chuvas fortes registadas durante a passagem do ciclone tropical Freddy, por aquela região central do nosso país.
“Precisamos de cinco toneladas de sementes. Sentamos com os nossos parceiros e já existem algumas soluções a vista. Para o efeito, são necessários 270 mil quilos de sementes diversas entre cereais e hortícolas, porque sabemos que estamos a entrar agora na segunda época da sementeira e o forte é a produção de hortícolas”, referiu.
Outras necessidades incluem 135 ramas de batata-doce e 55 mil estacas de mandioca.
A fonte referiu que o processo se depara com algumas dificuldades para chegar ao distrito de Tambara para entregar alguns kits de semente e algum equipamento para os agricultores começarem a lançar a sua produção, devido a degradação das vias de acesso.
A fonte frisou para o presente ano as autoridades projectam uma produção de 4,3 milhões de toneladas de culturas diversas, numa área de 1,2 milhões de hectares.
Deixe uma resposta