Manhiça volta a ser “palco” de sangue

O distrito de Manhiça, província de Maputo, continua a ser o “palco” de derramamento de sangue devido ao elevado número de acidentes de viação que por ali ocorrem. Trabalhos de sensibilização tanto por parte das entidades governamentais, como sociedade civil se intensificam, mas os resultados tardam em aparecer.

É que em menos de dez horas, o distrito registou dois acidentes de viação. Um resultou na morte de uma pessoa, seis feridos graves e 12 ligeiros e o outro causou cinco feridos ligeiros, danos materiais avultados, sendo que o condutor se pôs em fuga.

Dados do Ministério dos Transportes e Comunicações, contidos num comunicado de imprensa, indicam a ocorrência 494 acidentes de viação ocorridos só no primeiro semestre deste ano, que resultaram em 434 mortes, ou seja, em cada acidente há uma morte.

No sábado último, por volta das 17 horas, ocorreu um acidente de viação do tipo despiste e capotamento de veículo destinado ao transporte de carga, mas que levava passageiros. Segundo autoridades, o motorista estava embriagado.

Ontem, o distrito da Manhiça voltou a registar um acidente de viação envolvendo um transporte semicolectivo de passageiros, que se suspeita que despistou e capotou, tendo resultado em cinco feridos ligeiros, desta vez, o condutor se pôs em fuga.

O Ministério dos Transportes e Comunicações refere, ainda, que está a tomar várias acções para travar a ocorrência de acidentes de viação, uma das quais é a revisão do Código de Estrada, regulamento de transporte em automóvel e reboques e demais legislações com vista ao agravamento das penalizações no trânsito rodoviário e reorganização do licenciamento da actividade de transporte.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.