Maláui inaugura maior empreendimento de tratamento de cancro a nível da África Austral

Maláui inaugura maior empreendimento de tratamento de cancro a nível da África Austral

Maláui inaugurou na passada quinta-feira (08), o Centro Internacional de Tratamento de Cancro, um dos maiores empreendimentos hospitalares da África Austral com serviços de diagnóstico e radiação tecnologicamente avançados.

Com um investimento de 6,5 milhões de euros,  o International Blantyre Cancer Center, inaugurado pelo Presidente do Malaui, Lazarus Chakwera, é de capitais privados entre a Fundação Thomson e Barbara Mpinganjira e o Grupo OMCC de Luxemburgo.

Segundo uma publicação da Rádio Moçambique, o centro de cancro de última geração, dá esperança a milhares de cidadãos malauianos e de países vizinhos que, durante anos, tiveram de viajar para a Índia, para terem acesso a tratamentos avançados contra o cancro.

Para Lazarus Chakwera, com a inauguração deste centro internacional, está alcançado o seu sonho de, o país iniciar o tratamento da doença.

“A luta contra o cancro nunca poderá ser vencida se toda a responsabilidade for deixada nas mãos do Governo, numa altura em que o Maláui regista pelo menos 17 mil casos da doença por ano, dos quais 12 mil perdem a vida”, afirmou o Presidente malauiano, tendo sublinhado que através do Plano Nacional de Controlo do Cancro, o Governo está a finalizar a construção de um outro Centro Nacional de Cancro na cidade de Lilongwe, para garantir que todos os malauiano padecendo desta doença não dependam de hospitais estrangeiros.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.