Maláui inaugurou na passada quinta-feira (08), o Centro Internacional de Tratamento de Cancro, um dos maiores empreendimentos hospitalares da África Austral com serviços de diagnóstico e radiação tecnologicamente avançados.
Com um investimento de 6,5 milhões de euros, o International Blantyre Cancer Center, inaugurado pelo Presidente do Malaui, Lazarus Chakwera, é de capitais privados entre a Fundação Thomson e Barbara Mpinganjira e o Grupo OMCC de Luxemburgo.
Segundo uma publicação da Rádio Moçambique, o centro de cancro de última geração, dá esperança a milhares de cidadãos malauianos e de países vizinhos que, durante anos, tiveram de viajar para a Índia, para terem acesso a tratamentos avançados contra o cancro.
Para Lazarus Chakwera, com a inauguração deste centro internacional, está alcançado o seu sonho de, o país iniciar o tratamento da doença.
“A luta contra o cancro nunca poderá ser vencida se toda a responsabilidade for deixada nas mãos do Governo, numa altura em que o Maláui regista pelo menos 17 mil casos da doença por ano, dos quais 12 mil perdem a vida”, afirmou o Presidente malauiano, tendo sublinhado que através do Plano Nacional de Controlo do Cancro, o Governo está a finalizar a construção de um outro Centro Nacional de Cancro na cidade de Lilongwe, para garantir que todos os malauiano padecendo desta doença não dependam de hospitais estrangeiros.
Deixe uma resposta