Nampula, Zambézia e Sofala com registo de surtos de sarampo, após a confirmação laboratorial de amostras de casos suspeitos, elevando para cinco o número de províncias com episódios da doença.
De acordo com a publicação do “Notícias”, os dados referentes à situação epidemiológica sobre sarampo apontam para 546 doentes desde a eclosão da enfermidade, em Julho.
Só na província de Cabo Delgado foram notificados 350 casos, Niassa, 68, Nampula e Sofala, 41, e Zambézia, 46.
Os dados indicam ainda que, Cabo Delgado e Niassa estão há mais de 30 dias e duas semanas sem registo de novos casos, respectivamente, sendo que nesta última foi declarado o fim do surto.
Como medida de travar a doença, foi realizada, recentemente, a campanha de imunização contra o sarampo, em todos os distritos de Cabo Delgado, e a terceira ronda de recuperação de crianças zero doses e sub-imunizadas no centro e Norte.
O chefe do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Leonildo Nhampossa, avançou na ocasião que a adesão à vacinação foi satisfatória, porque até ao final da ronda tinham sido imunizados 1.692.394 menores de 15 anos.
O processo envolveu 1487 equipas de vacinação, desde técnicos de saúde, digitadores a logísticos, para além de mobilizadores das comunidades, líderes locais e outros sectores.
Deixe uma resposta