Mais de 60% dos moçambicanos com acesso a água potável, segundo Nyusi

Mais de 60% dos moçambicanos com acesso a água potável, segundo Nyusi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, que 63,6% da população moçambicana tem acesso à água potável, o correspondente a 20 milhões de pessoas.

Filipe Nyusi falava ontem em mais um acto de inauguração do sistema de abastecimento de água em Pemba, na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

“No início do meu mandato, em 2015, o acesso à água potável situava-se em 51%, isto é, abastecia 12,6 milhões de pessoas, mas quando nós, moçambicanos, éramos 20 milhões. (…) hoje o nível de cobertura evoluiu para 63,6%, beneficiando cerca de 20 milhões em 2024,” afirmou citado pelo “O País”.

Nyusi garantiu que o Governo vai continuar a privilegiar a construção de mais sistemas de abastecimento de água, fontes de retenção, reabilitação de barragens e represas, mas pediu aos moçambicanos “melhorias” no saneamento do meio.

“Os investimentos que o Governo promove na área de abastecimento de água caminham com o saneamento do meio, um outro problema. Podemos ter água de qualidade, mas se o saneamento não está bom reduz a tal esperança de vida, a qualidade de vida”, apontou o Chefe do Estado moçambicano, acrescentando que, “sem acesso fiável à água de qualidade, as pessoas tornam-se vulneráveis”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.