Um total de 159 pessoas desapareceram no ano passado em Moçambique, segundo os dados divulgados num relatório do Fundo de Apoio às Pessoas Desaparecidas, considerando a situação como preocupante.
Falando, esta semana em Maputo, na apresentação dos resultados, o presidente do Fundo, Apolinário Munguambe, revelou que das 159 pessoas desaparecidas no ano de 2023, 87 foram indivíduos de género masculino, o que representa 55%, enquanto que o restante que são 72 pessoas registadas na nossa base de dados, dão um rácio de desaparecimento de 3 pessoas por semana ao longo do ano passado.
“Destas pessoas, foram encontradas 146 e até 31 de Dezembro 2023, ainda permaneciam em condição de ‘desaparecido’ 13 pessoas”, referiu o responsável, citado pela RFI.
O relatório sublinha ainda que do total das pessoas encontradas, quatro estavam sem vida, “sendo duas crianças, uma de 2 anos e outra de 10, e duas jovens de 20 e 31 anos que também foram encontradas sem vida”.
Entretanto, o relatório aponta, igualmente, a violência, negligência e deslocamento das populações e trabalho infantil como factores por detrás deste fenómeno.
(Foto DR)
Deixe uma resposta