Mais de 150 pessoas foram dadas como desaparecidas no ano passado em Moçambique

Mais de 150 pessoas foram dadas como desaparecidas no ano passado em Moçambique

Um total de 159 pessoas desapareceram no ano passado em Moçambique, segundo os dados divulgados num relatório do Fundo de Apoio às Pessoas Desaparecidas, considerando a situação como preocupante.

Falando, esta semana em Maputo, na apresentação dos resultados, o presidente do Fundo, Apolinário Munguambe, revelou que das 159 pessoas desaparecidas no ano de 2023, 87 foram indivíduos de género masculino, o que representa 55%, enquanto que o restante que são 72 pessoas registadas na nossa base de dados, dão um rácio de desaparecimento de 3 pessoas por semana ao longo do ano passado.

“Destas pessoas, foram encontradas 146 e até 31 de Dezembro 2023, ainda permaneciam em condição de ‘desaparecido’ 13 pessoas”, referiu o responsável, citado pela RFI.

O relatório sublinha ainda que do total das pessoas encontradas, quatro estavam sem vida, “sendo duas crianças, uma de 2 anos e outra de 10, e duas jovens de 20 e 31 anos que também foram encontradas sem vida”.

Entretanto, o relatório aponta, igualmente, a violência, negligência e deslocamento das populações e trabalho infantil como factores por detrás deste fenómeno.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.