Cerca de 145 mil pessoas estão sem assistência humanitária básica no distrito de Mocímboa da Praia, isolado da cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, devido ao transbordo do rio Messalo.
De acordo com o Administrador distrital, Sérgio Cipriano, as pessoas estão a passar fome porque não há alimentos nas lojas e armazéns e se verifica a escassez de combustível nos postos de abastecimento locais.
Foram já contabilizadas 300 machambas (campos de cultivo) inundadas na aldeia de Nanila, 10 em Mocímboa Velha.
“O distrito ficou sem comunicação com a cidade de Pemba, devido a enchente do rio Messalo. E isto está a impactar negativamente quanto ao abastecimento de produtos de primeira necessidade”, disse, citado pela TVM.
Devido a situação, há especulação de preços de combustíveis, sendo que, actualmente, o litro de gasolina está a ser vendido por 150 meticais; o saco de arroz de 10kg entre 1700 e 1500 meticais, conforme a qualidade.
“À nível do distrito neste momento 145 mil pessoas estão a braços com a fome. Todo o distrito está a ressentir de muita fome. Não conseguimos pôr isto a andar por causa da escassez de produtos nos armazéns. Estamos confiantes de que teremos alguma solução. Já levamos a preocupação ao nível da província”, disse.
Deixe uma resposta