Maior banco da Rússia Sberbank retira-se da Europa

O maior banco da Rússia, o Sberbank, anunciou esta quarta-feira, que iria retirar-se de quase todos os mercados europeus, devido ao elevado escoamento de capital, e por causa de ameaças dirigidas ao seu pessoal, e às suas propriedades, na sequência da invasão russa da Ucrânia, e das sanções ocidentais.

Segundo a Reuters, a notícia chegou no momento em que o banco estatal apresentou lucros anuais recorde, referentes a ano de 2021.

O Sberbank afirmou que já não era capaz de fornecer liquidez às suas filiais europeias, na sequência de uma ordem do Banco Central. Ainda assim, garante que o seu nível de capital, e a qualidade dos seus activos, são suficientes para pagar a todos os depositantes.

“Na situação actual, o Sberbank decidiu abandonar o mercado europeu”, afirmou num comunicado. “Os bancos subsidiários do grupo enfrentaram saídas de caixa anormais e ameaças à segurança dos seus empregados e sucursais”.

Medidas sem precedentes, levadas a cabo pelas nações ocidentais, com o intuito de isolar a economia e o sistema financeiro da Rússia, por causa da sua invasão da Ucrânia, incluem sanções ao seu Banco Central, e a exclusão de alguns dos seus credores do sistema global de pagamentos “SWIFT”.

Partilhar este artigo