A carteira digital M-Pesa, operada pela Vodacom Moçambique, o principal serviço de pagamentos móveis do país, movimenta anualmente cerca de 945 mil milhões de meticais (15 mil milhões de dólares), representando 80% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
A informação foi divulgada pelo CEO da empresa, Sérgio Gomes, durante a 1ª edição do CEO Fórum Angola 2024, realizado recentemente na cidade de Luanda, informa a Forbes África Lusófona.
“Os números são significativos quando comparados com os do Quénia, onde a empresa movimenta aproximadamente 31,5 mil milhões de meticais (500 mil milhões de dólares)”, afirmou Sérgio Gomes, que destaque a forte dependência do sector informal nas transacções M-Pesa.
“Este volume de transacções é em grande parte impulsionada pelo sector informal, que muitas vezes não é totalmente contabilizado no PIB. No entanto, revela o impacto de ter dez milhões de utilizadores e um grande número de comerciantes integrados na nossa plataforma. ”
Para o CEO “estes números são significativos, especialmente quando comparados com o mercado queniano, onde a M-Pesa consegue atingir 31,5 mil milhões de meticais (500 mil milhões de dólares)”.
A carteira móvel M-Pesa, uma parceria entre o Grupo Vodacom e a Safaricom, é, segundo o artigo, a plataforma de pagamento móvel de maior sucesso no continente africano, tornando-se uma fonte vital de receitas para ambas as empresas de telecomunicações.
Deixe uma resposta