Lutero Simango considera fundamental a inclusão de Venâncio Mondlane no diálogo político

Lutero Simango considera fundamental a inclusão de Venâncio Mondlane no diálogo político

O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, defendeu esta segunda-feira (03), ser fundamental a participação de Venâncio Mondlane no diálogo político em curso que visa acabar com o clima de instabilidade que se vive no País desde o anúncio dos resultados eleitorais.

Falando no programa televisivo “De Frente Com o Povo”, da TV Sucesso, o líder do MDM destacou ser “necessário estabelecer mecanismos adequados para sua inclusão nas negociações”, alertando para os riscos de um agravamento da crise caso o diálogo não seja inclusivo.

Para Simango, as recentes manifestações no País são resultado da má governação, do alto índice de corrupção e da falta de satisfação das necessidades básicas da população.

“Um exemplo concreto: quando olhamos para a destruição da sede da Frelimo, sabemos que, com o sistema monopartidário que se estabeleceu em Moçambique em 1995, as sedes dos partidos da oposição foram sistematicamente destruídas, e ninguém levou isso a sério. Hoje, o cenário se inverteu, e as pessoas se preocupam e questionam, mas esquecemos que essa cultura de violência e destruição das sedes partidárias não começou agora. Chegou o momento de olhar para o País de forma abrangente…”, declarou Simango.

O político sublinhou igualmente a necessidade de políticas habitacionais voltadas para a juventude, ressaltando o sofrimento enfrentado pela população.

Mais adiante, o líder do MDM esclareceu que, nos últimos dez anos, o índice de pobreza aumentou drasticamente.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.