A multinacional de artigos desportivos, Adidas registou uma queda de 94,2% no primeiro semestre, para 45 milhões de euros, face ao mesmo período do ano passado, anunciou hoje a empresa.
A empresa indicou que o fim do negócio com o rapper Kanye West, estiveram na origem desta queda em termos de lucros
A fabricante alemão informou ainda que o volume de negócios recuou 2,6% no período em análise, para 10.617 milhões de euros (-2,6%), devido também à depreciação do euro, enquanto o lucro operacional (ebit) caiu para 236 milhões de euros (-71,5% do que no primeiro semestre do ano passado).
A multinacional, que começou a colaborar com Kanye West em 2013 na venda de ténis Yeezy, a marca do rapper, esclareceu que o fim deste negócio representou um impacto negativo de 400 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, já que as vendas desta marca representavam 8% das vendas anuais da Adidas.
No entanto, segundo notícias avançadas, os stocks de ténis desta marca estão a ser escoados, melhorando as perspetivas para o negócio global da Adidas.
A margem de lucro operacional da Adidas, mesmo assim, caiu no primeiro semestre deste ano para 2,2%, contra 7,6% no mesmo período do ano passado.
Os custos mais elevados registados na cadeia de fornecimento, as taxas de câmbio, o peso do elevado stock de ténis, bem como as despesas de promoção dos artigos tiveram um impacto negativo na margem operacional, adianta.
No comunicado, refere-se ainda que as receitas diminuíram no segundo trimestre deste ano, para 5.343 milhões de euros (-4,5 %), enquanto o lucro operacional (ebit) recuou para 176 milhões de euros (-55%), refletindo uma margem de exploração de 3,3%, contra 7% no mesmo trimestre do ano anterior.
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