A Adidas revelou hoje que alcançou um lucro líquido atribuído de 482 milhões de euros até março, menos 13,6% face a igual trimestre do ano anterior, devido a problemas de abastecimento causados pelos confinamentos no Vietname.
Em comunicado que é citado pela Lusa, a Adidas informou ainda que o volume de negócios se manteve praticamente inalterado nos 5.302 milhões de euros no período em análise (+0,6%), enquanto o lucro operacional recuou 38% para 437 milhões de euros em termos homólogos.
A queda no lucro operacional líquido da Adidas ficou a dever-se ao aumento das despesas de diversas campanhas publicitárias da marca e ao lançamento de novos produtos, justificou o fabricante mundial de artigos de desporto.
Sem a desvalorização do euro, o volume de negócios da fabricante mundial teria registado uma queda homóloga de 3% até Março deste ano.
A margem de lucro operacional sobre as vendas caiu para 8,2%, contra 13,4% nos primeiros três meses do ano passado.
A Adidas prevê para este ano um crescimento do volume de negócios entre 11% e 13%, descontando os efeitos das taxas de câmbio, conforme já havia comunicado.
Mas, devido aos problemas na China por causa da pandemia de covid-19, a Adidas reviu em baixa as previsões da margem operacional para 9,4%, contra o anterior intervalo de previsão que se situava entre 10,5% e 11%.