O fabricante de artigos desportivos Adidas revelou esta quarta-feira que registou um lucro de 2.116 milhões de euros em 2021, mais 389,6% do que no ano anterior, impulsionado pelas vendas que recuperaram da queda provocada pela pandemia.
A faturação cresceu 15,2% no ano passado, para 21.234 milhões de euros, enquanto o resultado operacional subiu para 1.986 milhões de euros (+166,3% face ao ano anterior).
A margem de rentabilidade operacional sobre as vendas teve um acréscimo para 9,4%, no período em análise, contra 4% um ano antes.
O presidente executivo da Adidas, Kasper Rorsted, realçou ao apresentar os resultados que estes foram “muito bons”, apesar dos fatores externos que durante todo o ano fiscal influenciaram a oferta e a procura.
A Adidas prevê para este ano que a faturação aumente entre 11% e 13%, descontados os efeitos das taxas de câmbio e depois de a empresa ter começado a recuperar da pandemia no ano passado.
Estas previsões contemplam o risco até 250 milhões de euros do negócio na Rússia, país que representa 50% das receitas totais das Adidas na região, devido à guerra na Ucrânia.