Moçambique poderá conhecer amanhã, segunda-feira (27), o resultado da penúltima etapa de avaliação do país, para a sua saída da Lista Cinzenta. A informação foi avançada pelo coordenador nacional do Comité Executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Terrorismo, Luís Cezerilo, numa publicação do jornal Domingo.
Trata-se de uma decisão a ser tomada depois da participação de Moçambique numa “prova oral”, a que designam de “face to face”, realizada em Windhoek, na Namíbia, de 6 a 11 de Janeiro, pelo “Guia Internacional de Risco País”, conhecido pela sigla ICRG, parte do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).
O ICRG monitora 141 países e fornece informações e previsões sobre riscos financeiros, políticos e económicos através do exame de elementos específicos de cada país, como o risco cambial, a liderança política, os militares e a religião na política e a corrupção.
Em Novembro do ano passado, o Governo avançou que a decisão final para a retirada de Moçambique da Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) deverá ser tomada no primeiro trimestre de 2025, referindo um relatório da reunião sobre a matéria que foi divulgado recentemente, em Paris.
Durante a reunião, segundo o Governo, ficou provado que o País avançou em vários indicadores, sendo que alguns estampavam em vermelho e, em outras cores, estão cada vez ficando em verde.
Moçambique encontra-se nesta lista desde Outubro de 2022.
(Foto DR)
Deixe uma resposta