Lino Eustáquio e Nyeleti lançam livro de poemas “Desnudar os Silêncios”

Os escritores moçambicanos Lino Eustáquio (Alonzo de Rezende) e Neide Malevo (Nyeleti) vão lançar o livro de co-autoria “Desnudar os Silêncios”, esta sexta-feira (5), às 16h, no restaurante Hoya Hoya, na cidade de Inhambane.

A obra poética propõe-se a vasculhar as entranhas sentimentais mais recônditas dos autores e trazer ao de longe todo que lá se passa, bem como perspectivar um futuro reluzente.

“’Desnudar os Silêncios’ é um mosaico de sentimentos adormecidos e visões do futuro. Os texto retratam assuntos afectivos, perpassam pela política e vão de encontro à perspectivas de desenvolvimento dos nossos povos”, disse o co-autor da obra Lino Eustáquio, que lança dopta a obra de um sentido crítico do quotidiano.

Para Nyeleti, a colectânea de poemas apresenta uma visão mais afectiva, onde a palavra-chave é o amor.  E, para si, representa o renascer no mundo da artes.

“É, na verdade, uma obra que exterioriza sentimentos, procurando sempre trazer uma luz e melhores perspectivas para o futuro”, revelou Nyeleti, que marca assim a sua ‘estreia’ no mundo da escrita, não obstante, tem vários textos publicados e até um prémio internacional.

A ideia de se produzir a colectânea partiu de Lino Eustáquio – escritor com alguma estrada nas letras – e depois de quatro meses, eis que chega a compilação pelas mãos da editora Zambeze.

“Foi em Fevereiro que conheci o Alonzo (Lino) nasce uma nova ideia de parceria desta vez um livro, que levou cerca de quatro meses para estar concluído”, contou Nyeleti.

O empresário e Presidente da Associação de Turismo de Vilankulo, Yassin Amuji, vai apresentar o livro, na cidade de Inhambane, e a cerimónia vai contar com a presença de representantes colectivos e singulares.

Entretanto, este lançamento será o primeiro em terras moçambicanas, pois, foi apresentado no Brasil no dia 06 de Outubro deste ano pelo escritor e professor Walber Souza, sob a mesma chancela.

Lino Eustáquio, de pseudónimo Alonzo de Rezende, é formado em Recursos Humanos e Coaching, é assistente e empreendedor social; é autor e poeta, tendo já publicados seis livros entre eles “Gestão Estratégica em Organizações Filantrópicas” e “O Poeta Ambulante”; é membro da Academia de Letras Teofilo Otoni do Brasil, e recebeu a menção honrosa do Salão de Livros de Genebra.

Neide Malevo é técnica da contas e trabalha como administrativa. O seu percurso literário iniciou em 2017. Recentemente deu vida ao projecto “Uma Voz e Uma Guitarra” ao lado de Clésio Jonaze, que vai resultar num audiobook; participou da Zine Cartas aos filhos do Adão da editora Gala-Gala; participou de um festival de poesia online no Brasil com o poema Mãe; este ano, conquistou o terceiro lugar do concurso “Cultive” do Salão do Livro de Genebra. “Desnudar os Silêncios” é sua primeira obra, e já recebeu convite para participar de uma Antologia.

Partilhar este artigo