Iniciam próximo mês, os testes de fiabilidade dos equipamentos instalados nas três subestações em construção no País, no âmbito do projecto da linha de transporte de energia eléctrica entre Temane e Maputo.
Segundo uma publicação do jornal Notícias, no total, a infra-estrutura compreende quatro subestações sendo três completamente novas e uma, em Maputo, que consiste em obras de ampliação de uma antiga e em operação.
Trata-se das subestações que estão a ser implantadas em Pambara, no distrito de Vilankulo, na província de Inhambane; Chibuto em Gaza; e Matalana no distrito de Marracuene, em Maputo. Em quase todas as três novas subestações, as obras estão a 93% de execução, pelo que estão praticamente criadas as condições para que os ensaios arranquem em Maio, com duração de pelo menos dois meses.
Segundo Adriano Jonas, director do Projecto de Construção da Linha de Transporte Temane-Maputo, a infra-estrutura de 400 KV, com cerca de 563 quilómetros de extensão, vai evacuar a potência que será gerada na Central Termoeléctrica, com base no gás natural extraído nos jazigos de Pande e Temane, em Inhambane, pela multinacional sul-africana Sasol.
Deixe uma resposta