Kristalina Georgieva reeleita Directora-Geral do Fundo Monetário Internacional

​O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a reeleição de Kristalina Georgieva para o segundo mandato no cargo de Directora-Geral da instituição.

Na verdade, a búlgara de 70 anos de idade, que foi vice-presidente da Comissão Europeia e Directora-Geral do Banco Mundial, era candidata única à sua própria sucessão. E, segundo o Conselho Executivo do FMI, a liderança dela é “forte e ágil”, sendo que nos últimos anos deu “resposta sem precedentes” às crises globais.

A eleição desta sexta-feira decorreu por consenso. O novo mandato inicia-se em 01 de Outubro deste ano.

Em 2019, ela beneficiou de uma mudança nos estatutos do FMI relativa ao limite de idade, permitindo que a sua candidatura fosse válida.

Num discurso divulgado após a sua reeleição, Kristalina Georgieva disse sentir-se honrada com a confiança dada e que nos últimos anos, sob a sua liderança, o organismo com sede em Washington (Estados Unidos) “ajudou os países membros a enfrentar choques sucessivos, incluindo a pandemia, guerra e os conflitos, e a crise do custo de vida”,

Afirmou ainda que foi intensificado o trabalho em temas como alterações climáticas e transição digital, que ganham importância na estabilidade macroeconómica e financeira, crescimento e emprego, e que continuará a fazer com que o FMI contribua para que os países enfrentem os desafios globais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.