A mineradora Kenmare que extrai areias pesadas no norte de Moçambique anunciou ontem ter alcançado um desempenho financeiro recorde em 2022.
“O ano de 2022 foi um período recorde de desempenho financeiro para a Kenmare”, lê-se no anúncio de resultados preliminares, citado pela Lusa.
Os resultados deveram-se a “volumes de produção estáveis e preços recorde”, com “as receitas de produtos minerais a aumentar 18% e os resultados antes de impostos a aumentou 39% para 298 milhões de dólares”.
Este ano, descargas eléctricas de tempestades causaram prejuízos severos, mas a empresa estima manter-se dentro das previsões de produção para 2023.
“O mercado mantém-se dinâmico, embora a níveis marginalmente inferiores aos máximos do 3.º trimestre de 2022, com uma forte procura”, concluiu.
A Kenmare é uma das maiores produtoras mundiais de areias minerais, cotada nas bolsas de Londres e Dublin, sendo que a produção de Moma, na província de Nampula, norte de Moçambique, representa aproximadamente 8% das matérias-primas globais de titânio.
Deixe uma resposta