O Presidente da Liga da Juventude da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Ivan Mazanga, propôs a realização de um Conselho Nacional “alargado”, em 2026, para a eleição de um novo candidato às eleições presidenciais de 2029.
Segundo Mazanga, a escolha do substituto de Ossufo Momade, o actual Presidente do partido, na corrida presidencial, no próximo ano, poderá lhe conferir tempo para relançar a imagem do partido junto das massas.
“A Liga da Juventude propõe a este Conselho Nacional mais uma sessão do Conselho Nacional alargado até ao primeiro trimestre de 2026, com a finalidade de elegermos um candidato às presidenciais de 2029. Isto faria com que, essa individualidade, com tempo suficiente, pudesse se apresentar ao povo e relançar a imagem da RENAMO” disse.
Ele considerou que a proposta é oportuna, uma vez que o partido se depara com a “escassez de recursos” e os seus principais adversários políticos estão em aparente campanha eleitoral.
Mazanga propôs ainda a realização de um Congresso Extraordinário do partido para tomar as decisões “sem, com isso, querer reduzir as atribuições do Conselho Nacional”.
Ossufo Momade diz que só deixa a presidência da Renamo se o Conselho Nacional mandar
Por outro lado, apelou a necessidade de revisão dos estatutos do partido para adequá-lo a realidade da democracia e da maturidade política do povo moçambicano.
A Juventude da RENAMO lamentou a redução dos assentos na Assembleia da República “de forma histórica”, e apelou ao encerramento das instalações do partido.


Deixe uma resposta