O escrito-mor da literatura moçambicana, José Craveirinha, será homenageado com uma estatueta, que representa seu busto, feira à base de argila, gesso, e finalizada com marmorite e granolite.
Segundo o Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), Carlos Paradona, a obra foi construída pelos moçambicanos Idasse Tembe, Lourenço Tsenane e pelo cubano Manuel Alcayde.
A escultura representativa de Craveirinha será inaugurada na sexta-feira, na sede da AEMO.
Reconhecendo que a poesia de Craveirinha continua a inspirar as novas gerações, entende que o descerramento do busto representa a importância que a sua obra desempenhou para a libertação do povo moçambicano, bem como para a elevação da literatura portuguesa.
Na terça-feira se passaram os 102 anos do nascimento de José Craveirinha (28 de Maio de 1922), na antiga Lourenço Marques, actual Maputo. Ele faleceu a 06 de Fevereiro de 2006, aos 84 anos de idade, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.
Esta quarta-feira, a Associação José Craveirinha, sediada na sua antiga residência, no bairro da Mafalala, cidade de Maputo, vai lançar um volume que reúne as obras Xigubo e Karingana Wa Karingana, títulos dos seus dois primeiros livros.
Deixe uma resposta