Joaquim Chissano: “Diálogo sobre prosperidade deve catalisar acções transformadoras”

Joaquim Chissano: “Diálogo sobre prosperidade deve catalisar acções transformadoras”

O antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano, defende que o Diálogo Africano sobre Prosperidade (APD) deve se tornar num fórum catalisador de acções transformadoras.

Discursando nesta cimeira do APD, que decorre no Lodge presidencial de Peduase, em Aburi Hills, no Gana, e que termina hoje, sábado, o antigo governante sublinhou que este Diálogo Africano “deve se tornar num fórum construtivo, e catalisador de acções transformadoras”.

O evento conta com a participação do primeiro-ministro, Adriano Maleiane, em representação do chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.

Por sua vez, o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, citado pela AIM, afirmou que com adopção da AfCFTA [que lida com questões de comércio livre em África], o continente irá, por determinação, agregar valor aos seus recursos naturais aumentar o comércio, em todo o continente, como impulso para obter mais inclusão. “Essa é a determinação reflectida no tema deste diálogo do ano.”

O fórum continental que decorre no Gana é uma iniciativa que busca oportunidades para a implementação do acordo do comércio livre continental.

Hoje, sábado, o primeiro-ministro, Adriano Maleiane, vai discursar num painel que vai juntar líderes de diferentes áreas, empresários, sector público e privado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.