JICA investe 25 milhões de dólares para melhorar abastecimento de água em Nampula

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) disponibilizou, recentemente, pouco mais de 25 milhões de dólares, para apoiar o Governo moçambicano na dinamização de investimentos que visam melhorar o abastecimento de água à cidade de Nampula.

Trata-se de um montante que será usado para implementação das obras de construção de 20 furos de água no bairro de Namiteca.

O facto foi dado a conhecer durante a visita do chefe da brigada central do partido Frelimo de assistência à província de Nampula, Eneas Comiche, que se deslocou à barragem que, actualmente, fornece água à capital provincial.

Comiche visitou ainda, o novo sistema de furos subterrâneos em processo de construção na região de Namiteca que vai permitir o abastecimento a pelo menos 500 mil novos clientes.

Para os gestores do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), área operacional de Nampula, os investimentos que se esperam realizar com o valor disponibilizado não vão acabar com as dificuldades, porque a crise de água está relacionada com o crescimento da população que a cidade está a conhecer nos últimos tempos.

Entretanto, as actividades JICA poderão terminar no período de dois anos e, para Comiche, o cronograma apresenta um período de execução muito longo, mas há esperança para os munícipes do terceiro maior centro urbano do país.

Partilhar este artigo