JICA inteira-se sobre Projecto Mpanda Nkuwa

JICA inteira-se sobre Projecto Mpanda Nkuwa

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional em Moçambique (JICA) efectuou, recentemente, uma visita de trabalho ao local onde será erguida a futura barragem de Mphanda Nkuwa, na Província de Tete.

A visita visa compreender melhor o estágio do projecto Mphanda Nkuwa, particularmente os aspectos ambientais e sociais do impacto do empreendimento, assim como os processos de interacção com as comunidades, autoridades locais e provinciais.

No seguimento desta visita, a JICA manteve um encontro com o Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK), em Maputo, onde, igualmente, foi actualizada de forma detalhada sobre os progressos e a estruturação do projecto.

Entre vários assuntos discutidos no encontro, o GMNK solicitou a assistência técnica da JICA para capacitação institucional e o desenvolvimento de um Plano Director de Capacitação Técnica de quadros moçambicanos para o sector, em coordenação com a Electricidade de Moçambique e a Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

O plano visa responder aos investimentos e infra-estruturas previstas no Plano Director de Infra-estruturas Eléctricas 2018-2043 e a capacidade técnica de operação e manutenção de infra-estruturas eléctricas em conformidade com as novas tecnologias e ferramentas associadas.

Projectos como Mphanda Nkuwa irão precisar de capacidade técnica institucional e de recursos humanos capazes de operar infra-estruturas de alta tecnologia e em conformidade com os requisitos ambientais, sociais e certificação HST.

Deste modo, será possível assegurar o incremento de infra-estrutura resultante dos investimentos e reflectir na melhoria da disponibilidade e qualidade de energia no país.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.