Japão apoia reforço e monitoria das fronteiras moçambicanas

A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Moçambique, Kimura Hajime, assinaram esta segunda-feira, a troca de notas entre os governos de Moçambique e do Japão referente ao fornecimento de equipamento de controlo e monitoria de fronteira.

Segundo o comunicado citado pelo Notícias, com a assinatura deste instrumento jurídico de cooperação bilateral, o Executivo nipónico irá disponibilizar um donativo de equipamento de controlo e monitoria de fronteira orçado em USD 4,630,000 (quatro milhões, seiscentos e trinta mil dólares) nas províncias de Cabo Delgado e Niassa.

“Esta doação tem como objectivo fortalecer a capacidade moçambicana de controlo de fronteiras e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, através da estabilidade social”, explica o comunicado da Embaixada do Japão em Moçambique.

Moçambique faz fronteira com vários países africanos, o que muita das vezes abre espaço para entrada de cidadãos ilegais provenientes de vários pontos, entretanto, o presente equipamento visa essencialmente reforçar no controlo rigoroso da entrada de cidadãos através dos postos nacionais.

Partilhar este artigo