O Japão anunciou hoje novas sanções contra 11 entidades de seis países por ajudarem a Rússia a evadir-se das medidas punitivas impostas pela comunidade internacional pela invasão da Ucrânia.
“Não se trata de sanções contra países individuais, mas sim contra entidades envolvidas na evasão às sanções russas”, afirmou, o porta-voz do Governo, Yoshimasa Hayashi.
As 11 entidades visadas são da China, da Índia, da Bielorrússia, dos Emirados Árabes Unidos, do Uzbequistão e do Cazaquistão.
As medidas incluem o congelamento dos activos de indivíduos, empresas e outras entidades desses países, bem como de mais indivíduos e entidades na Rússia, e restrições aos pagamentos e outras transacções de capital, além da proibição de exportações japonesas para as empresas sujeitas a estas medidas.
As sanções surgiram depois de o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ter assinalado, na cimeira dos líderes do Grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7), em Itália, em meados deste mês, que o Governo nipónico preparava um pacote de medidas deste tipo, dirigidas a países terceiros que apoiam directa ou indirectamente a Rússia.
(Foto: DR)
Deixe uma resposta