A bilionária angolana Isabel dos Santos perdeu na segunda-feira um recurso para anular uma ordem de congelamento de até US$ 778 milhões de seus ativos como parte de uma ação judicial no Tribunal Superior de Londres.
Dos Santos, a primeira mulher bilionária da África, cujo pai, José Eduardo dos Santos, governou Angola por 38 anos até 2017 – está sendo processada pela operadora de telecomunicações angolana Unitel.
A Unitel recebeu uma ordem de congelamento mundial dos bens da empresaria em Dezembro e o Tribunal de Apelação rejeitou na segunda-feira o recurso dela contra essa decisão.
Dos Santos enfrenta acusações de corrupção em Angola há anos. Ela nega as alegações e diz que é alvo de uma vingança política de longa data.
Ela está sendo processada pela Unitel por empréstimos feitos à empresa holandesa Unitel International Holdings (UIH) em 2012 e 2013, quando ela era diretora da Unitel, para financiar a aquisição de ações em empresas de telecomunicações pela UIH.Dos Santos é dono e controla a UIH, disse o Tribunal de Apelação em sua decisão.
A Unitel e a UIH não são relacionadas, apesar de terem o mesmo nome, e dos Santos renunciou ao cargo de diretor da Unitel em 2020.
Os empréstimos não foram pagos e cerca de 300 milhões de libras estão pendentes, argumentaram os advogados da Unitel no Tribunal Superior.
Mas dos Santos, que afirma ser vítima de uma “campanha de opressão” de Angola, diz que a Unitel é responsável pela incapacidade da UIH de pagar os empréstimos devido ao seu alegado papel na apreensão ilegal de ativos da UIH por Angola. (Fonte: Reuters)
Deixe uma resposta