Isabel dos Santos deixa de ser dona de um banco em Portugal

Isabel dos Santos deixa de ser dona de um banco em Portugal

A empresária angolana Isabel dos Santos já não é acionista de um banco em Portugal. A venda da sua participação acionista no EuroBic ao Abanca foi concretizada ontem, quinta-feira (11), mais de quatro anos depois de a alienação ser o destino traçado pelo Banco de Portugal.

Segundo uma publicação do jornal português Expresso, o banco vai actuar sob a marca de transição EuroBic Abanca até 2025, mas os portugueses notarão mudanças já a partir deste fim de semana. Abanca mantém parte da equipa de gestão actual. Espanhóis reforçam poder na banca nacional, tendo o terceiro, o quinto e o sétimo maiores bancos portugueses.

Esta aquisição avaliada em mais de 300 milhões de euros, segundo a mesma publicação, coloca um ponto final na incerteza acionista em torno do banco português que dura há mais de quatro anos, mais concretamente quando rebentou o caso Luanda Leaks, em Janeiro de 2020.

Desde 2020 que se mantinha a indefinição na estrutura acionista do EuroBic, após ter rebentado o caso Luanda Leaks, que forçou Isabel dos Santos a sair do banco português.

A empresária angolana detinha uma participação de 42,5% do Eurobic que se encontrava arrestada pelas autoridades na sequência do mega processo que enfrenta em Luanda, sendo que 37,5% estavam na posse de Fernando Teles, enquanto o restante capital pertencia a outros acionistas angolanos como Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador (cada um com 5%).

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.