O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME) acaba de anunciar uma linha de crédito que visa dinamizar a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPME) do país. Trata-se de um financiamento que surge em colaboração com os bancos comerciais, que através do qual se pretende contribuir para o desenvolvimento social e o crescimento económico com iniciativas inovadoras.
Segundo, Joaquina Gumeta, a decisão de se apoiar as MPME surge pelo facto de haver poucos financiamentos voltados a este grupo, pois, “infelizmente, muitas dessas iniciativas são difíceis de se implementar por falta de linhas de crédito e de outros instrumentos financeiro”.
Falando recentemente, em Chókwè, província de Gaza, durante VI edição da Conferência “Conheça e Use Financiamento PME”, a directora do IPEME, explicou que muitas vezes os bancos não concedem empréstimos às empresas devido a fraca organização que elas apresentam.
“Muitos são os factores que interferem na qualidade do crédito, bem como na sua oferta. Não basta dizer que sou empreendedor ou micro-empresa, para ser elegível ao financiamento. É preciso que reúna requisitos básicos, porque cada fonte tem suas exigências”, afirmou.
Por sua vez, Teotónio Comiche, em representação da Associação Moçambicana de Bancos (AMB), afirmou que para que uma empresa beneficie do crédito é necessário que ela organize toda a documentação relevante exigida para o efeito.
“Vários bancos membros da AMB têm estado a divulgar a oferta de pacotes financeiros esperando uma atitude proactiva das empresas interessadas nesses empréstimos”, sublinhou Teotónio Comiche.