Um grupo de investidores chineses pretende construir dois novos terminais no porto da Beira, na província de Sofala, para aumentar a capacidade de manuseamento de mercadorias, informa a Rádio Moçambique.
Os novos terminais poderão ser construídos nos Cais Onze e Treze do porto, estando o projecto para a sua implementação já na posse das autoridades moçambicanas.
Refira-se que os investidores já estiveram em Sofala e constataram que a actual capacidade do porto da Beira está sob pressão.
De acordo com a RM o grupo de investidores representa empresas chinesas e multinacionais que lideram o mercado africano de construção de infra-estruturas.
De visita à China, o primeiro-ministro Adriano Maleiane, manteve encontros com os investidores, e ouviu do presidente do Tsingshan Holding Group, Xiang Guangda, um pedido para acelerar a análise do projecto.
O governante moçambicano garantiu aos investidores chineses que a contraparte moçambicana está a tratar dos últimos detalhes, para que o aumento das capacidades do porto possa avançar.
A visita do primeiro-ministro à República Popular da China termina esta segunda-feira.
Deixe uma resposta