Investidores chineses querem aumentar capacidade do porto da Beira

Investidores chineses querem aumentar capacidade do porto da Beira

Um grupo de investidores chineses pretende construir dois novos terminais no porto da Beira, na província de Sofala, para aumentar a capacidade de manuseamento de mercadorias, informa a Rádio Moçambique.

Os novos terminais poderão ser construídos nos Cais Onze e Treze do porto, estando o projecto para a sua implementação já na posse das autoridades moçambicanas.

Refira-se que os investidores já estiveram em Sofala e constataram que a actual capacidade do porto da Beira está sob pressão.

De acordo com a RM o grupo de investidores representa empresas chinesas e multinacionais que lideram o mercado africano de construção de infra-estruturas.

De visita à China, o primeiro-ministro Adriano Maleiane, manteve encontros com os investidores, e ouviu do presidente do Tsingshan Holding Group, Xiang Guangda, um pedido para acelerar a análise do projecto.

O governante moçambicano garantiu aos investidores chineses que a contraparte moçambicana está a tratar dos últimos detalhes, para que o aumento das capacidades do porto possa avançar.

A visita do primeiro-ministro à República Popular da China termina esta segunda-feira.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.