Inundações afecta mais de 1600 famílias e 4000 hectares de culturas na província de Maputo

Um total de 1.627 famílias foram afectadas por inundações e cerca de quatro mil hectares de diversas culturas ficaram submersas na sequência do transbordo do rio Incomáti, na província de Maputo.

Trata-se de inundações são causadas pelas descargas efectuadas numa barragem da África do Sul, país vizinho de Moçambique, desde o dia 15.

“Essa subida de água criou uma situação de inundações em cerca de 4.074 hectares de culturas” em pelo menos quatro postos administrativos do distrito da Manhiça, disse César Dindane, director dos serviços de planeamento e infraestruturas de Manhiça, citado esta quarta-feira pelo canal privado Stv.

“[A situação é] realmente preocupante porque isto está a ser repectitivo. No ano passado tivemos uma situação de perda de hectares de cana-de-açúcar”, referiu César Dindane.

Segundo o responsável, há também algumas vias com acesso condicionado devido às inundações, mas, entretanto, “não houve ainda necessidade de deslocar comunidades”.

“Estamos em alerta porque a qualquer altura poderemos ter mais quantidade de água”, referiu, acrescentando que se está a fazer o levantamento das áreas afectadas e a sensibilizar a população a se retirar das zonas baixas.

Dados oficiais indicam que um total de 96 pessoas morreram devido aos ciclones e outros desastres naturais no país na última época chuvosa.

Partilhar este artigo