Já é possível fazer operação entre as moedas eletrónicas mKesh, M-Pesa e o e-Mola através da SIMOrede, o que significa que os clientes destas três instituições de moeda eletrónica podem transferir e receber dinheiro entre si de forma cómoda e segura, refere um comunicado de imprensa que tivemos acesso.
Sabe-se que a realização de pagamentos por meios eletrónicos estava condicionada por falta desta interligação. Na prática, refere o comunicado, significa que os clientes de uma destas instituições não podiam enviar dinheiro para números de outros operadores, nem receber o que reduzia o reduzia a utilização dos meios eletrónicos e afetava grandemente o acesso a serviços financeiros e o seu uso pela maioria da população moçambicana.
O comunicado faz menção que como resultado da expansão da rede de telefonia movel “criou-se a oportunidade para o alargamento do acesso e uso dos serviços fornecidos pelas instituições de moeda eletrónica em Moçambique”.
Este passo “importante, a interligação das operações do mKesh, m-Pesa e e-Mola, assinala uma etapa marcante que impulsionará a expansão dos serviços financeiros”, lê-se no comunicado da imprensa.
“Com esta realização, alcançamos uma das principais metas de Estratégia nacional de inclusão financeira 2016 2022, que certamente dará um inegável contributo para a dinamização dos pagamentos eletrónicos no país”, conclui o comunicado.
Deixe uma resposta